segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

COMO DEVERIA SER A INSTRUÇÃO DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO Nº 4.210(DEPM)

APENAS PARA REFLEXÃO SOBRE AS INSTRUÇÔES SEMANAIS QUE FAZEMOS 


Como todos têm conhecimento da DEPM RESOLUÇÃO Nº 4.210, de 23 de abril de 2012. Nela dentro de diversos assuntos temos o O TPM que deverá ser desenvolvido por meio dos seguintes tipos:

 I – Treinamento Extensivo (TE): 

a) Técnico (TT);
 b) Tático (TTa); 
c) Educação Física (TEF);
 d) Defesa Pessoal Policial (TDPP); 

 II – Treinamento Intensivo (TI): 
a) Policial Básico (TPB);
 b) com Arma de Fogo (TCAF); 
c) Complementar (TC);

 Como o assunto e relacionado a instruções semanais que ocorrem na corporação vamos ater apenas a falar do Treinamento Extensivo (TE).

 O Treinamento Técnico (TT); Aplicado de 15 em 15 dias Intercalado com o TDPP é esse treinamento tem a duração de 01 hora e meia.

 O Treinamento Tático (TTa); será aplicado diariamente, com duração mínima de 30 minutos, e terá participação de todos os militares a serem empenhados em quaisquer atividades operacionais.

 O Treinamento de Educação Física (TEF); será aplicado em dias e horários que permitam adequação da jornada de trabalho com duração de 01 hora e meia. 

O Treinamento de Defesa Pessoal Policial (TDPP); será aplicado quinzenalmente, a todos os militares, independentemente da atividade que exercerem, de maneira intercalada com o TT é esse treinamento tem a duração de 01 hora e meia. 

 Em analise a resolução podemos entender que apenas o TEF tem que ser realizado todas as semanas e o TT e o TDPP de 15 em 15 dias. 

Em tese teria de ser 02 semanas do TE com duração de 03 horas e 02 semanas de duração de 01 hora e meia. 

Mas como sabemos a duração do TE sempre é de 03h00min horas semanais e uma questão que e de comentar que em alguns períodos e trocado por empregos operacionais. 

Outra observação e que o TE não pode ser realizado em dias de folga do militar . 

O TE  sera realizado em dia e horário que permitam adequação da jornada de trabalho do efetivo empregado na atividade operacional .

3 comentários:

Anônimo disse...

Meus DEUS .... nos meus VINTE E CINCO anos de PMMG, SÓ FAZIA INSTRUÇÃO nas minhas FOLGAS...........e olha que teve época que era duas vezes por SEMANA........e se não fosse a CANETA COMIA........e tinha que sair de serviço as 06:00 da manhã e esperar ate as 08:00 para esperar a chamada semanal ...isto quando não tinha chamada e eramos deslocados para operações , mesmo saindo de serviço .....isto acontece ate HOJE ...infelizmente a DEMOCRACIA NÃO CHEGOU PARA OS MILITARES ESTADUAIS...........



Anônimo disse...

Já que o Treinamento é feito nos dias de folga dos militares que atuam na atividade fim, faça-se o seguinte: altere a resolução para que o militar da atividade meio a receba na quarta-feira após o expediente. Simples!!!

Anônimo disse...

Plenamente de acordo com o colega. Queria ver os oficiais da Administração nos quartéis as quartas à tarde ou aos sábados e domingos. Nós, do operacional, temos que nos sujeitar a horários mais esdrúxulos para fazer a instrução. Por que na PM nós da atividade-fim somos tão prejudicados e atividade-meio tão beneficiada?